terça-feira, 2 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Não esqueçam de botar a rosa no jarro com água!

Que o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher,seja um dia para reflexão da nossa condição. Que saibamos a origem dessa homenagem e a proposta de mudança e auto-conhecimento que ela nos traz. O que conquistamos realmente, o que podemos conquistar e o que deixamos de conquistar? Que assumamos nossa responsabilidade por nos tratarem como objeto e de forma desigual.
Deixemos de ser tolas; sejamos palhaças, que não escondem o que desejam para agradar o outro, e que, por trás da fragilidade aparente, são verdadeiras e nem de longe são bobas. Ao contrário, são fortes, transparentes, genuínas na demonstração de suas emoções e vontades. Sempre alertas em não se deixar enganar e não enganando a si próprias.
Não nos contentemos com rosas. Queiramos mais. Que nos posicionemos como sujeitos de mudanças em prol de uma sociedade mais justa, em prol das meninas, moças, mães, idosas, mulheres. Em prol do ser humano, dos animais, da natureza, do planeta. Somos capazes!
Que saibamos distinguir o que verdadeiramente nos dá prazer e deixemos de nos levar pelas ilusões de felicidade vendidas pela mídia. Que deixemos de ser esse objeto sobre o qual o sistema lucra, nos atingindo naquilo que deveria nos ser mais precioso: nosso amor próprio.
Há muita coisa para ser construída. Que o trabalho e posições de poder conquistados pelas mulheres não sejam inúteis. Que não constem apenas das estatísticas. Que essas representantes sejam questionadoras, transformadoras, fazendo oposição às estruturas de poder. Que façam História!

Um comentário:

Marlei disse...

Belíssimas palavras e de um profundo sentir poético!